Decolife- de Alumínio para o mundo

Deco foi também uma das minhas inspirações pra vida. O conheci no site flickr com seus desenhos descontraídos e uma simpatia fora do comum. Deco, nasceu em Alumínio, São Paulo, passou por situações dificeis mas, com muita dedicação, viaja o mundo mostrando sua arte!

Pedi um depoimento à ele sobre sua vivencia e olha o resultado!

"Tenho meu diario que sempre escrevo coisas que quero lembrar depois, tudo sempre acontecendo naturalmente a cada desenho criando fazendo algo novo, desenhei todos os dias e sempre conseguia passar pro papel o que estava imaginando, isso foi uma coisa que cresceu comigo e a imaginacao tbm. 

Sempre desenhei o que tive vontade independente de qualquer coisa, ja recusei muito trabalho apenas porque nao queria desenhar o que a pessoa pedia e tbm ja fui detido algumas vezes por policia por estar desenhando  em paredes de locais ilegais, ambos sempre me motivaram pois sempre senti que estava seguindo minhas vontades e meu amor pela arte, apenas estar criando e pintando trabalhos novos era o que me fazia feliz, no mesmo ano que vendi meu primeiro quadro foi quando comecei a trabalhar em fabrica quando tinha 15 anos, mantive durante um bom tempo o trabalho na fabrica e nas horas vagas as pinturas viajando cidades conhecendo pessoal de graffiti da regiao. 

No ano de 2011 quando completei 21 anos conversei com amigos sobre sonhos que eu tinha em viajar e sair sem destino vivendo apenas fazendo arte, teve muita gente que me contrariou principalmente as pessoas mais velhas e eu fiquei ate pensando como "sera que quando eles estavam com minha idade eles tambem pensavam assim, mas na verdade a realidade e diferente ?" ... mas fui seguindo sempre aqueles conselhos classicos de que para crescer na vida tem que ter um trabalho fixo, casa, carro, esposa, filhos e girar em torno disso, pessoal sempre falou muito sobre aceitar a realidade e olhar ao redor como tem que ser a vida, rapidamente eu percebi que essas mesmas pessoas estavam falando sobre viver a realidade e percebi que nas horas vagas essas pessoas faziam coisas para esquecer a realidade, bebendo e ate mesmo usando drogas usando de refugio por nao estarem satisfeitos com a realidade. 

Percebi que a realidade que tantam falavam pra seguir era algo que nao fazia bem e tinham as vezes que escapar dessa realidade, fiquei meio confuso e peguei meu proprio caminho mesmo sem ter muita referencia de arte ou de pessoas que ja fizeram algo do tipo, e fazer o que o coracao mandava.

Sai da fabrica onde trabalhava por volta de 5 anos pedindo a conta sem mesmo receber dinheiro de acertos e seguro desemprego pois estava tao fascinado para ter mais tempo para pintar independente do que acontecesse depois,  um mochilao pela europa e passei por 5 paises em 2012 depois voltei para o Brasil ja com outra mentalidade pois visitei maiores museus do mundo, vi arquiteturas historicas e visitando lugares que sempre sonhava em ver. 

Mesmo depois em estar de volta ao brasil depois de ter viajado sentia que teria que fazer mais ainda e em janeiro de 2013 com algumas trocas de roupa fui para o Reino unido ficar 4 semanas sem saber direito o que estava indo fazer e sem conhecer nada, sem contatos e quase nem falava ingles, na segunda semana gastei o dinheiro que eu tinha tudo em tinta e fui fazer alguns graffiti por londres, eu nao queria nem dormir pois estava fascinado e cada dia visitando lugares novos, na terceira semana sem dinheiro decidi ficar mais e joguei fora a passagem de volta, me hospedei em igrejas aonde fazia desenhos para eles e saia fazer caricaturas nas ruas e restaurantes, fiquei mais 1 mes assim ate fazer alguns amigos e ir morar com eles tbm pintando e o dinheiro que recebia comprava mais material para grafitar mais pelas ruas. 

Rapidamente depois disso estive fazendo paineis para festivais de arte de rua e recebendo convites para grafitar paredes em grandes centros, tbm fiz a arte da capa para o guia de eventos brasileiros em Londres , fiz algumas entrevistas tambem e fiquei um total de 6 meses levando dessa forma. Depois decidi pegar um navio e voltar a Europa e visitar alguns paises aonde nao tinha visto no ano anterior. Fiz mais alguns trabalhos de rua mesmo ate conhecer pessoal de graffiti e ir fazer trabalhos com artistas locais pela cidade e tbm algumas pequenas galerias visitei mais varios paises como Alemanha, Holanda, Belgica, Austria, Ungaria ate me convidarem para o maior festival de arte de rua da Romenia, aonde fiquei mais 1 mes fazendo paineis todos os dias com artistas locais e ate com americanos na Romenia.

 Fiz arte tbm para igrejas da Romenia depois fui para Turquia aonde fiquei mais 3 meses fazendo trabalhos para grandes empresas, galeria e trabalhos para colecionadores de artes, depois esse ano voltei para Europa novamente e estou comecando a jornada Europa 2014 e nunca sei o que esta para acontecer. Agora ja com 23 anos e mais de 2 anos desde primeira vez na Europa e mais de 1 ano sem estar com a familia no Brasil aprendi muito e estou sempre aprendendo, sempre buscando mais e conheci muita gente, fiz grandes amigos em varios paises diferentes e sempre recebo mensagens para voltar e fazer mais trabalhos com eles, vejo isso como uma escada, passei muitos degraus e em cada um deles sempre saia de portas abertas indo para proximas etapas buscando desenvolvimento e fazendo sempre o melhor que posso. Uma coisa muito importante que aprendi e' fazer com o que tenho na mao, olhas as ferramentas e materias que esta ao alcance e fazer melhor uso delas, sempre assim as coisas andam para frente. 

E cada vez mais confiante em estar seguindo com ousadia e disposicao, a inspiracao sempre tive em todos os lugares mas a mao na massa e transpiracao e' tbm o que faz acontecer as coisas. Passei muito tempo sozinho tbm, ou quando fazia amigos em pouco tempo eu ia para outro pais e precisava fazer amigos novamente, aprendi outras linguas e entendi mais sobre mim, sobre coisas que gosto e coisas que nao gosto, varias vezes percebia que eu estava fora de mim apenas observando as coisas que aconteciam comigo mas sempre com fe' em Deus e fazendo o que achava certo. A vivencia assim era exatamente o que sempre sonhei, mas mesmo assim estou buscando sempre desenvolver e passar por novos lugares sempre saindo de portas abertas para poder voltar se for preciso. Tbm reparo em muitas pessoas que ficam dizendo que "gostariam" "queriam" ... mas nao fazem nada para que as coisas acontecam, aprendi que e' preciso o Agir mais do que tudo, pessoas que vem com conselhos usam palavras na maior parte do tempo para limitar e nao para estimular "

Veja mais em : http://decolife1.blogspot.com.br/



Amanda belém

Nenhum comentário:

Postar um comentário